abril 09, 2025

Laboratório Aberto de Biologia

Ainda no âmbito da Semana do Agrupamento, o grupo 520 dinamizou o laboratório aberto de Biologia. Turmas do 3.º e 7.º anos participaram na atividade "Que bicho é este ?". Observaram exemplares reais de artrópodes à lupa binocular e no final ainda houve tempo para tirarem uma foto.






Dia Internacional das Pessoas Ciganas

 

Hoje celebra-se o 𝗗𝗶𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮𝘀 𝗣𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝗖𝗶𝗴𝗮𝗻𝗮𝘀. Esta data foi instituída a 8 de abril de 1971 no Primeiro Congresso Mundial Romani. Para marcar este dia, a Educação Social realizou com alguns dos nossos alunos das comunidades, um pequeno vídeo.

 

"Eu sou cigana. Eu sou Romani."
"Eu sou cigano. Eu sou história viva."
"Eu sou cigano. Eu sou humano."
"Eu sou cigana e sou portuguesa. Eu sou força."
"Eu sou cigana. Eu sou família."
"Eu sou cigano. Eu sou resistência. Eu sou união."
"Eu sou cigana. Eu sou música e dança."
"Eu sou cigano. Eu sou liberdade."
"Eu sou cigano. Eu sou coragem."
"Eu sou cigano. Eu sou Calon."
"Eu sou cigano. Eu sou tradição."
"Eu sou cigana. Eu sou alegria."
"Eu sou cigana. Eu sou raízes."

𝙁𝙚𝙡𝙞𝙯 𝘿𝙞𝙖 𝙖 𝙩𝙤𝙙𝙖𝙨 𝙖𝙨 𝘾𝙤𝙢𝙪𝙣𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚𝙨!



abril 08, 2025

Hat Parade

 

No passado dia 4 de abril, os alunos da Escola Básica Nery Capucho participaram no, já tradicional, desfile de chapéus - “Hat Parade”, no âmbito da disciplina de Inglês. Alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos apelaram à sua criatividade, exibindo os seus chapéus feitos com materiais reciclados, provando, uma vez mais, que defendem um mundo mais sustentável! Foi uma manhã muito divertida e animada!
Também as escolas do 1.º ciclo foram invadidas por exuberância e cor, realizando “Hat Parades”, e mostrando os seus chapéus ao estilo das corridas de Ascot. A atividade, realizada no âmbito do projeto English Atlas, da disciplina de inglês no 1º ciclo, trouxe muita alegria e boa-disposição a “miúdos e graúdos”.












abril 07, 2025

Eternos Notáveis - Uma Exposição com História


Os nossos alunos do 5.º e 6.º anos mergulharam num projeto criativo e interdisciplinar com o tema “𝐄𝐭𝐞𝐫𝐧𝐨𝐬 𝐍𝐨𝐭á𝐯𝐞𝐢𝐬”! ✨
Através da pesquisa e do trabalho em várias disciplinas, descobriram grandes figuras da literatura, das artes, da matemática, da história, da ciência, da música e do desporto — e homenagearam-nas com 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐨𝐬 𝐚𝐫𝐭í𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐢𝐧𝐜𝐫í𝐯𝐞𝐢𝐬, colados em 𝐜𝐮𝐛𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐫𝐭ã𝐨 𝐝𝐞 𝐯á𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐭𝐚𝐦𝐚𝐧𝐡𝐨𝐬, gentilmente cedidos pela empresa 𝐂𝐚𝐫𝐭𝐨𝐧𝐚𝐫𝐭𝐞. 📦✏️
O resultado? Um 𝐦𝐮𝐫𝐚𝐥-𝐞𝐱𝐩𝐨𝐬𝐢çã𝐨 𝐜𝐡𝐞𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐫, 𝐭𝐚𝐥𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨, agora em exibição na nossa escola, que convida todos a explorar estas personalidades inspiradoras! 🙌
Parabéns aos nossos alunos e professores por esta viagem criativa ao mundo dos notáveis! 👏👏









Clube "Penso Rápido"

 

O clube de saúde da Escola Secundária Pinhal do Rei, Penso Rápido, dinamizou para os alunos do 7°ano, no âmbito do Dia do Agrupamento, sessões com o tema 'Menstruo, e agora?
As sessões foram organizadas e dinamizadas pela professora Anabela Malva com a ajuda dos alunos: Laura Silva, 10.°B: Inês Joaquim, Inês Pinheiro, Luana Carvalho e Leonardo Sousa, 11.°A.
Os alunos do 7.°ano assistiram com interesse, participaram com pertinência e deixaram, no final, críticas muito positivas a esta iniciativa, onde foram abordados temas sobre higiene menstrual.
Assim, para o ano, haverá mais.



abril 06, 2025

“Mercadinho do Nascente”: Educação Especial e “Todos Juntos Podemos Ler”

 

Ainda no âmbito das atividades da Semana do Agrupamento, no quadro da implementação do projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Fundação Altice, o Departamento de Educação Especial, em articulação com a disciplina de Cidadania das turmas do 7º ano e no enquadramento da atividade “Mercadinho do Nascente, elaborou com os seus alunos a identificação das bancas e respetivos produtos com recurso ao Boardermaker (software de Comunicação Alternativa e Aumentativa), de forma a tornar a comunicação acessível a todos, criando legendas acessíveis para as bancas do mercadinho escolar, tornando este espaço mais inclusivo e compreensível para todos os alunos. Esta intervenção mostrou-se essencial para garantir que todos pudessem participar de forma ativa e autónoma nas atividades do mercadinho.
Além disso, as bancas organizadas no âmbito do projeto , na E.B. Nery Capucho, estiveram também presentes no sarau de despedida do Erasmus+, realizado na Escola Secundária Pinhal do Rei.
O projeto Todos Juntos Podemos Ler tem-se revelado uma ferramenta poderosa na construção de uma comunidade escolar mais justa, colaborativa e sensível às necessidades de cada aluno.










Mesa Redonda: Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

 

No passado dia 2 de abril, no âmbito das atividades da Semana do Agrupamento Marinha Grande Nascente “Somos Nascente”, comemorou-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, através da realização de uma Mesa Redonda, no espaço da Biblioteca da ES Pinhal do Rei.
Nessa sessão, com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa para a problemática do Autismo, foram convidados para oradores, personalidades de diversas áreas de intervenção, assim como mães que deram o seu precioso e impactante testemunho:


- Dr.ª Margarida Henriques e Dr.ª Ester Pereira, pediatras da consulta do desenvolvimento e do autismo na ULS de Leiria;
- Dr.ª Cecília Vieira e Dr.ª Sara Filipe, técnicas do Serviço Social da CMMG e dinamizadoras do grupo de interajuda para cuidadores de crianças com perturbações do desenvolvimento;
- Isabel Veiga, mãe de três filhos com Perturbação do Espectro do Autismo.
Estiveram presentes, neste evento, docentes, assistentes operacionais, técnicas especializadas do Agrupamento, assim como elementos da Equipa Local da Intervenção Precoce, num total de cerca de 60 participantes.


Este encontro permitiu, através da partilha de conhecimentos, vivências e experiências, uma reflexão conjunta sobre a importância de olhar para as crianças e jovens com PEA e as suas famílias de modo a “Cuidar, Respeitar e Incluir”.







abril 05, 2025

Um sábado com sabor a ouro!

 

No dia 5 de abril realizou-se em Coimbra as semifinais das Olimpíadas da Química Júnior dos distritos de Coimbra, Leiria, Santarém e Viseu, a equipa da escola secundária pinhal do rei alcançou o primeiro lugar! Com os alunos Lara Rodrigues, Simão Jesus do 9.ºF, Filipe Sun do 9.ºC, acompanhados pela professora Paula Roque.

Parabéns vencedores pelo vosso desempenho brilhante!









abril 03, 2025

Visita de estudo da Escola João Beare

 

No dia 26 de março, os alunos do 1.º ciclo da EB1 João Beare realizaram uma visita de estudo a Lisboa. Da parte da manhã encetaram um périplo pelo sumptuoso Teatro Politeama, onde assistiram a uma peça da autoria de Filipe La Féria que escreveu e musicou uma nova adaptação de "A Bela e o Monstro", inspirada no célebre filme do poeta surrealista Jean Cocteau, a partir do conto homónimo de Jean-Marie Lepribce de Baumont, escrito em França em 1740.
 
Neste espetáculo a beleza está nos olhos de quem vê e o Amor verdadeiro esconde-se não na aparência, mas na bondade e no coração humano. Durante duas horas um elenco de atores, cantores, bailarinos, músicos, cenários e figurinos deslumbrantes transformaram o palco do lugar de culto do teatro Português (Politeama) num mundo de mistério, encanto e fantasia que transportou as crianças para as asas mágicas da poesia e do sonho.
 
Da parte da tarde, visitaram o Parque Recreativo do Alto da Serafina, o qual foi inaugurado na última década do século passado. Neste espaço ancestral, com 5,6 hectares, que conserva uma imensa panóplia de memórias intergeracionais (ao longo de várias gerações) de famílias da capital, teve lugar o repasto, entre os amplos relvados e as inúmeras árvores e arbustos junto à Praça dos Ciprestes. Depois da degustação partilhada, os alunos desfrutaram dos parques infantis, de um parque aventura, e também do miradouro que adorna uma vista idílica sobre a cidade.
O regresso deu-se ao crepúsculo, na certeza de que " É à noite que é belo acreditar na luz", tal como preconizou La Féria, in "A Bela e o Monstro".



Alunos do Agrupamento Representam a Escola na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens - Ensino Básico em Porto de Mós

 

No passado dia 31 de março, os alunos do Agrupamento marcaram presença na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, que teve lugar em Porto de Mós. O evento reuniu estudantes de várias escolas da região com o objetivo de debater e aprofundar questões fundamentais para a sociedade, promovendo o exercício da cidadania e da democracia.
Durante a sessão, os alunos participaram ativamente nos debates, apresentando propostas e defendendo ideias com entusiasmo e responsabilidade. Tiveram ainda a oportunidade de experienciar de perto o funcionamento do processo democrático, compreendendo a importância do diálogo e da negociação na construção de consensos.
O Agrupamento orgulha-se do desempenho dos seus alunos, que dignificaram a escola e demonstraram um forte compromisso com os valores democráticos.




Exposição História a 3D

 

Na Exposição História a 3D, é feita uma viagem fascinante pelo tempo, onde as grandes civilizações ganham forma e dimensão através do olhar criativo dos alunos do 7º ano da E.B. Nery Capucho.
Nesta exposição, foram explorados os percursos da humanidade desde a Pré-História até à Idade Média, dando vida a monumentos, artefactos e cenas do quotidiano, com recurso a maquetes e modelos tridimensionais. Cada peça representa não apenas um momento da história, mas também o empenho e a curiosidade dos alunos na descoberta do passado.







Manuela Ribeiro: Histórias a tempo inteiro!

 

No dia Internacional do Livro infantil faz todo o sentido ter um autor na escola, mais ainda na casa dos livros: a biblioteca!  É sempre um momento de magia e inspiração. Os alunos têm oportunidade de conhecer quem dá vida às palavras que eles leem.
Além disso, os escritores levam consigo não apenas histórias, mas a certeza de que a leitura pode mudar vidas. 
Por isso, a vinda de escritores às bibliotecas escolares é um presente valioso e esse presente veio pelas mãos de Manuela Ribeiro, até à nossa Biblioteca da Nery.
Nas turmas de 5.º ano a conversa foi fantástica: histórias lidas, lendas contadas, perguntas feitas e respondidas, leituras dialogadas, dúvidas desfeitas.
Entre os " Provérbios Escondidos com Rabo de Fora", "O cantor Careca" (em Monte Real), "Operação Marmelada", "Eu sou bom mas não me gabo", " 130 para cada lado" (as peripécias que acontecem em viagens) , "Lendas a perder de vista" ( que dá a conhecer as camarinhas da nossa zona e as escapadelas de D. Dinis!)) e "Meninos que comem a sopa toda",  foram vários os excertos lidos. Alguns alunos, muito alegres, lá iam dizendo que já tinham lido o livro ou que tinham e casa e, melhor ainda: queriam comprar!
Vamos construir leitores!







Laboratório Aberto de Biologia

Ainda no âmbito da Semana do Agrupamento, o grupo 520 dinamizou o laboratório aberto de Biologia. Turmas do 3.º e 7.º anos participaram na a...