Dia Internacional do Voluntariado

                

       O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. 

       A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985. A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo, sendo que um bom modo de promover essas ações é refletir sobre elas.

      Neste sentido, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, do Clube de Voluntariado- Missão 913, e aproveitando a oportunidade de termos connosco a voluntária Tessy Gomes, falámos de voluntariado no dia 4 de novembro 2021, no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente.

      Foram dinamizadas duas sessões uma na Escola Professor Alberto Nery Capucho, dirigida a alunos do nono ano e outra na Escola Secundária Pinhal do Rei, onde estiveram presentes as turmas do décimo e décimo primeiro anos e alguns alunos do Clube de Voluntariado.

       Tessy Gomes, da ONG – From Kibera With Love, partilhou a sua experiência de voluntariado no Quénia, falou das suas motivações, experiências de vida, do Quénia, da sua cultura, das suas gentes e das grandes assimetrias em termos de desenvolvimento relativamente a outros países. Mostrou como é ser voluntária (educadora menstrual) num país como o Quénia, e como é importante ter um espírito ativista, que luta por causas, cujas pequenas conquistas são uma grande vitória. Neste país, aprende-se a valorizar as coisas mais simples da vida, como a água, a luz, um teto onde morar, a comida…

     Esta partilha de experiências foi acompanhada atentamente pelos alunos, que levantaram questões e quiseram saber mais sobre voluntariado e ONG (s)…

     Toda a audiência ficou mais enriquecida e consciente dos contrastes de desenvolvimento no mundo, assim como da importância da solidariedade e do espírito ativista na luta pelos direitos humanos, mais especificamente dos direitos das mulheres.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento