Concurso Nacional de Leitura - Fase Municipal



O Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura, melhorar a compreensão leitora tendo em vista o domínio da língua portuguesa.

A obra selecionada para o 1.ºCiclo é “A Arca do Tesouro”, de Alice Vieira cujo texto original serviu de base a um pequeno conto, para Eurico Carrapatoso musicar.

A obra aparece com uma música simples, bela e comunicativa e dá a conhecer a história de Maria e da sua caixa azul.

“Uma menina chamada Maria e uma caixa azul são as protagonistas. A envolvê-las, andam as palavras, ditas, caladas ou que ficam por dizer; o tempo atmosférico, ora rude, ora doce, e o tempo do relógio tirano a empurrar os adultos e as crianças; os desejos infantis a desafiarem, por vezes, a lógica adulta dos pais e das mães; a avó, elemento conciliador e infinitamente sábio; o gato cinzento, tesouro final a habitar a caixa de todos os segredos.”

A Equipa da Biblioteca Escolar João Beare está a preparar os participantes no concurso para a Fase Municipal, trabalhando este conto maravilhoso. Além da leitura e exploração, criámos com os as crianças um livro digital com o resumo e a gravação da leitura.

Deixamos o link do livro: https://www.storyjumper.com/book/read/124051922/61fa5f4265631




 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento