“Uma história carregada de gente”

Os alunos dos 5ºs anos, quando desafiados a dar uma forma diferente às aprendizagens adquiridas em HGP - primeiras comunidades humanas da Península Ibérica - responderam com entusiasmo ao desafio e concretizaram o seu saber/fazer, na exposição “Uma História carregada de Gente”, que está patente no átrio da Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho, entre os dias 15 de fevereiro e 4 de março.

A exposição é composta por mais de 120 peças, feitas com materiais diversos, onde predomina a plasticina. Não faltam ali as mais variadas formas de animais, de homens/mulheres/crianças caçadores recoletores; de comunidades agropastoris, os seus abrigos, a sua organização; as suas atividades e castros, as suas antas e menires.

 Há um território de utopia em cada figura, umas mais pequenas, outras maiores, umas mais complexas, outras mais simples; umas mais elegantes, outras mais desengonçadas, mas todas, todas espelham o imaginário de crianças de 10 anos, que, moldando o passado, o integraram no seu processo de aprendizagem e ali se veem todas representadas.

A tridimensionalidade e expressividade das figuras ali expostas, a sua variedade e complementaridade, transportam-nos para um “presépio”, sempre em construção, da evolução da espécie humana. 

Foi a articulação de saberes, a junção das partes, que fizeram de cada figura parte integrante de um todo, e tornaram cada aluno na figura principal desta “História carregada de Gente”.

Parabéns a todos os alunos envolvidos.

 Professora Rosa Neves





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento