Nuvem de Poeiras – Marinha Grande

Na semana passada, a Agência Portuguesa do Ambiente alertou que entre os dias 15 e 17 de março,  se iria registar fraca qualidade do ar devido às nuvens de poeira vindas do Norte de África. A elevada presença de  PM10 (um tipo de partículas inaláveis) tem efeitos na saúde uma vez que penetram no aparelho respiratório.

De acordo com o Relatório do Estado do Ambiente em Portugal, de forma a garantir a proteção das pessoas à exposição das partículas, foi estabelecido o valor limite (VL) diário de PM10  em 50 μg/m3 (não deve exceder 35 dias por ano civil) e do VL anual (40 μg/m3).

Através da articulação entre o projeto MAPEAR & Clube de Informática e Robótica do AEMGN , tem sido assegurada a manutenção dos sensores que apresentavam anomalias na recolha das PM10, tendo a sua correção permitido rastrear os valores nos referidos dias.

Como se pode observar na imagem, na Marinha Grande, estivemos expostos a cerca de 4 vezes mais que o limite definido. O pico ocorreu no dia 15 de março perto das 16horas com 158,8 μg/m3. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento