ARTE Nascente - A rua é Património

Como é a minha rua? Como são as casas da minha rua? O que tem a minha rua? Onde fica a minha rua? Como se chama a minha rua? Para responder a estas e outras questões várias turmas do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo foram desafiadas a observar e a pesquisar sobre a rua onde vivem.

Começaram por captar fotografias da rua onde vivem que partilharam e apresentaram em sala de aula com os colegas, enunciando as características da sua rua: como é o asfalto, como são as casas ou prédios, como é a vegetação da rua e o passeio, se este existir. Descobrir se a rua tem ou não estacionamento, sinais de trânsito, passadeira para peões, caixotes do lixo, comércio, escritórios, serviços, estátuas, enfim, os alunos concluíram que nem todas as ruas são iguais. Aprender como se chama rua onde vivem foi uma aprendizagem inerente e houve até alunos, que descobriram que afinal vivem na mesma rua e que no futuro podem brincar juntos.


Viram os prédios mais altos do mundo projetados no quadro da sala e com a ajuda do Google Maps os alunos, exploraram a localização da sua rua tendo como referência o centro da cidade da Marinha Grande, percecionando distâncias e itinerários e conseguiram identificar a sua casa de uma forma digital, tornando a experiência muito emocionante.

Para além de desenhos da sua rua, os alunos construíram uma casa com vários materiais recicláveis com muito entusiasmo e perícia. Aprenderam que os prédios são altos e têm muitos andares e por isso muitas janelas e as vivendas são mais baixas e há até casa geminadas, “são as casas gémeas” disseram alguns os alunos.


Juntando todas as casas construiu-se em cada sala de aula, uma rua, a rua de cada turma à qual os alunos chamaram “A nossa rua”. Houve até professoras que aproveitaram esta “rua” para de seguida abordar o tema da Prevenção Rodoviária.

 

Esta atividade aconteceu nas aulas de Oferta Complementar, em regime de coadjuvação com a professora Lúcia Lopes, durante o 2.º Período abordando o tema “A rua é Património”, indo ao encontro das atividades previstas no Projeto Cultural de Escola.


As fotografias ilustram algumas etapas da construção das casas e as ruas que se construíram, caminhos cheiros de aprendizagens e vivências. Reparem nos desenhos das janelas e nos pormenores que refletem o empenho dos alunos.

 Lúcia Lopes

Coordenadora do Projeto Cultural de Escola – ARTE Nascente


                         

 

 







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento