maio 24, 2022

“Um copo com água, uma escova e pasta, para lavar os dentes é o que me basta!”

 Abordagem e sensibilização à higiene oral no jardim de infância da Boavista

No âmbito da sensibilização à higiene e à saúde oral, realizámos diferentes abordagens a estas dimensões, de forma a promover hábitos de higiene e vida saudável nas crianças e a sensibilizar para a importância dos cuidados com a saúde.

Os desafios foram diversificados e as tarefas realizadas tiveram em conta a pesquisa, a partilha de conhecimentos e diferentes registos de expressão e de comunicação, sobretudo no domínio das artes visuais, que envolveram as crianças, promovendo a sensibilização e a educação para saúde, desde as primeiras idades, de forma lúdica. 










maio 18, 2022

Concurso de Leitura em Voz Alta “Ler para Vencer”

 Leitura e voz! Dois instrumentos maravilhosos para se trabalhar, para se ter prazer em viajar só ou acompanhado por palavras unidas por quem escreve histórias, livros ou outros tipos de texto.

 Na última semana de aulas, foi dinamizado um concurso de Leitura em Voz Alta, em duas fases: a primeira em sala de aula (e daí saiu o representante de cada turma); numa segunda fase, já com júri constituído, foi realizada a prova na Biblioteca Escolar. O júri foi constituído pela Coordenadora do departamento de Português, professora Isabel Carreira; pela professora de Português de 3.º Ciclo, Isabel Costa e pela aluna de 9.º ano, Beatriz Anjos.

   Sim devem estar a pensar: “Mas foi há tanto tempo e só publicam agora!?” ou “Já comemos e digerimos as amêndoas!”. Têm toda a razão, mas a Nery não para, não há bicho carpinteiro que não ande a rondar aqueles espaços!

  Mas não poderíamos deixar de partilhar o lado corajoso para ler um texto desconhecido (assim, sem rede!) perante um júri deste gabarito! E todos os participantes cumpriram a sua missão com muita dignidade, retirando a máscara para que fosse mais percetível o resultado da sua leitura. Nem os registos que os membros do júri iam realizando os intimidou: o foco era a leitura expressiva e pronto!

   No final, sagraram-se vencedores os alunos: Joana Ruivo (5.ºE) como representante do 5.º ano e Simão de Jesus (6.ºE), como representante do 6.º ano.

  Foi uma horinha bem passada, ouvindo cada aluno ler a seu modo. E saíram-se todos muito bem, como pequenos adultos!

  Uma nota de reconhecimento também aos alunos que não foram à final, mas que treinaram afincadamente o texto para a selecção do representante da turma!

   No início de Junho realizar-se-á uma “sessão solene” para entregar este e outros prémios de concursos que foram ocorrendo! Eu não disse que a escola não para!?

   Um agradecimento especial ao júri, que também se comportou muito bem! J

A professora Ana Letra

 

 

 

 




Ainda há quem diga que aprender Matemática é difícil!

- Estas aulas de Matemática estão a dar-me a volta à cabeça! - exclamou o Martim - Então a professora está a dizer-me que podemos medir a altura da escola com um pedaço de cartão?! Sem escadas?! Só se for por magia!

Será magia?! Sigam o truque!

Usado pelos navegadores portugueses pelo menos desde o séc. XV, o Quadrante é um instrumento que nos permite determinar ângulos que ajudam no cálculo de distâncias inacessíveis, como por exemplo a altura da escola. Usado também há centenas de anos, temos o Teodolito, um instrumento ótico capaz de realizar medidas de ângulos verticais e horizontais.

              Pois sem truques de magia, os alunos do 9.º ano da Escola Nery Capucho escolheram um destes instrumentos e construíram uma réplica. A moda foi construir o Quadrante, talvez por se tratar de um quarto de círculo e o círculo parecer uma lua cheia, e a lua estar mais próxima das estrelas, e… Não, não foi essa a razão. A razão prende-se com o facto da construção do quadrante ser muito fácil e rápida! Bastou colar a planificação do quadrante num quadrado de cartão, prender um fio com um peso e colar uma palhinha. Pronto a usar!

Juntaram-se em grupos de 3 alunos e quando se preparavam para rumar ao desconhecido, esse tão conhecido espaço exterior do recinto escolar…!

- Algo de errado, não está certo! - insistiu o Martim- O Quadrante serve para medir ângulos, mas nós queremos medir alturas!

Desespera a Vera:

- Hiparco de Niceia!

            Não, a Vera não insultou o Martim! Hiparco de Niceia (190-120 a.C.) é o Pai da Trigonometria. A Trigonometria é o ramo da matemática que estuda as relações entre os comprimentos dos lados de um triângulo retângulo e a amplitude de um dos seus ângulos agudos internos, já dizia o Pitiscus (1561-1613). Tudo esclarecido!

Bem, na verdade o Martim ainda esteve a ver estrelas durante alguns momentos, mas logo se orientou e mediu as alturas de tudo o que lhe apareceu: escola, candeeiro, pérgula, mastro da bandeira, etc., só com o seu Quadrante e com a Trigonometria.

Ele e todos os outros alunos do 9º ano adoraram a aula ao ar livre, houve até quem afirmasse:

- Ainda há quem diga que aprender Matemática é difícil!

Prof. Cristina Coelho

 

 

 

 



As ondas da Nery continuam no ar!!

  Pois é!

A leitura está no ar e veio para ficar! Não há rima mais apropriada para resumir aquilo que os nossos alunos do Clube de Leitura ”NeryLeitores” andam a fazer na Rádio Clube Marinhense.

Parece que foi ontem, mas já lá vão uns meses desde que iniciámos a rubrica “Ondas de ler”, na RCM. A “palavra de saída” foi dada com José Saramago e logo se seguiu a Matilde Cruel, do 6.ºA com o “Macaco de rabo cortado”, do nosso já saudoso mestre da arte de contar belas histórias, António Torrado… A Matilde é uma aluna muito expressiva e extrovertida, por isso o macaco assentou-lhe que nem uma luva, apesar de dizer o tempo todo “Ai, stora, li tão mal, que vergonha!”… É uma modesta leitora, é o que é!

Esta semana, tivemos dose dupla em tons completamente diferentes. ~

A Matilde Amado, do 6.ºC brindou a audiência com um excerto de “O diário de Anne Frank”. Talvez inspirada e preocupada com os tempos que vivemos, leu precisamente uma página do dia 16 de maio… que afinal até poderia quase ser um dia dos que nos ensombram o coração. E levou a “discussão”  das personagens muito a sério! A ler, claro!

O Santiago, do 5ºC, por seu lado, fez-nos conter o riso com “As aventuras da Engrácia”, de Mª Alberta Menéres. Não podíamos rir para não perturbar o leitor nem estragar o momento da leitura que ia fluindo, pela voz de um menino doce e simpático!

Estes momentos são e serão sempre encarados com sensibilidade e respeito, com um misto de experiências diferentes que ajudam a crescer o leitor, o aluno como pessoa em crescimento.

Assim continuaremos até ao final do ano lectivo., a ler e a ouvir a Rádio Clube Marinhense. Porque não se juntam a nós a ouvir estas pitadas de leitura?

A professora Ana Letra

 


 

 





maio 16, 2022

Vencedores do Campeonato de cálculo mental

Parabéns a todos os alunos do 7º e 8º anos do nosso Agrupamento pelo fantástico desempenho apresentado no Campeonato de cálculo mental, que ocorreu durante o 1.º e o 2.º períodos.

Foram realizadas 12 etapas, cada uma com 30 operações elementares, num total de 360 operações por aluno.

Descobrimos grandes génios no cálculo mental! Os melhores demoraram menos de 6 segundos em cada operação. Parece fácil, não é? Então tenta esta: “0 x ( -50) = ”. Conseguiste?

Começa a treinar! Para o próximo ano serás tu um vencedor!

Vencedores Campeonato de Cálculo Mental - Categoria Agrupamento 7º ano

1ºLugar

2ºLugar

3ºLugar

Josh Santos, nº9

 7ºF

Martim Simões, nº12

 7º D

Martim Silva, nº17

 7ºF

 

Vencedores Campeonato de Cálculo Mental - Categoria Agrupamento 8º ano

1ºLugar

2ºLugar

3ºLugar

Maria Domingues, nº14

 8ºD

Mafalda Francisco, nº9

 8º A

Inês Ventura, nº8

 8ºD

 

Vencedores Campeonato de Cálculo Mental - Categoria Turmas 7º ano

Turma

1ºLugar

2ºLugar

3ºLugar

7ºA

Eva Martins

Gonçalo Tomé

Mariana Madeira

7ºB

Martim Simões

Xavier Fernandes

Eric Cheng

7ºC

Matilde Santos

Letícia Santos

André Santos

7ºD

Martim Simões

Lívia Ferreira

Rodrigo Saraiva

7ºE

Maria Lemos

Santiago Barbosa

Mariana Pedrosa

7ºF

Josh Santos

Martim Silva

Pedro Martinho

 

Vencedores Campeonato de Cálculo Mental - Categoria Turmas 8º ano

Turma

1ºLugar

2ºLugar

3ºLugar

8ºA

Mafalda Francisco

Gabriel Resende

Soraia Leitão

8ºB

Miguel Santos

Samuel Francisco

Guilherme Domingues

8ºC

Veronika Berketa

Sofia Calaixo

Leonardo Sousa

8ºD

Maria Domingues

Inês Ventura

Bianca Domingues

8ºE

Ana Rosa

Kyryl Ostapchuk

David Ferromau

8ºF

Artur Mlechko

Bernardo Saraiva

Julie Carajoinas

8ºG

Martim Duarte

Tomás Afonso

Tiago Bacharel



 

 

 

 

 

 


Leitura ao ar livre - EB do Engenho


 

Minha Mãe - EB do Engenho


 

Workshop de bombos

         No passado dia 26 de abril, na Escola Professor Alberto Nery Capucho teve lugar um Workshop de bombos, dinamizado pelo professor Paulo Tojeira, Presidente da Associação Tocándar da Marinha Grande e do aluno Emanuel Rosa, 9.º E.         

Os alunos das turmas do 6.º B e 6º F saíram da sala de aula e foram para a rua para experimentar a tocar bombos e a vivenciar o trabalho de coordenação, de precursão e batimentos rítmicos, usando as mãos, batuques e bombos.

Este workshop foi ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo por ser um cenário de aprendizagem ativa e veio implementar um ambiente educativo inovador.   

Foi uma experiência única e significativa para os alunos participantes que mostraram o seu agrado e pediram para que esta iniciativa se volte a repetir para o ano letivo.

Esta atividade aconteceu no âmbito do Projeto Cultural de Escola do nosso Agrupamento, sendo organizada pelas professoras Aida Santos e Lúcia Lopes.

                                                                                    Coordenadora do PCE – ARTE Nascente

                                                                                                Professora Lúcia Lopes





maio 11, 2022

Olimpíadas Portuguesas de Química

 

No passado sábado dia 30 de abril, três alunos da Escola Secundária Pinhal do Rei participaram nas semifinais das Olimpíadas de Química Mais (+), que decorreram na Universidade de Aveiro.

As "Olimpíadas Portuguesas de Química" são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e secundário português e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química – SPQ.

 Contemplam vários tipos de competição: a) As Olimpíadas de Química Mais (+), dirigidas aos estudantes do ensino secundário; b) As Olimpíadas de Química Júnior, dirigidas aos estudantes do ensino básico; c) As Competições Internacionais - Olimpíadas Internacionais de Química (IChO), as Olimpíadas Ibero-americanas de Química (OIAQ) e as Olimpíadas Europeias de Ciência nas quais a SPQ assegura - através de protocolo com o Ministério da Educação e Ciência - a representação de Portugal.


Os principais objetivos das Olimpíadas de Química São: dinamizar o estudo e ensino da química nas escolas de ensino básico e secundário; aproximar as escolas básicas e secundárias das instituições de ensino superior; despertar o interesse e gosto pela química; divulgar a química como ciência; e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas.

Apesar de ter sido um dia muito preenchido, no final de uma semana, e de se voltar sem prémio, permitiu aos alunos conhecer a Universidade de Aveiro, o convívio entre os colegas e participar na experiência.







Laboratório Aberto de Biologia

Ainda no âmbito da Semana do Agrupamento, o grupo 520 dinamizou o laboratório aberto de Biologia. Turmas do 3.º e 7.º anos participaram na a...