Ainda há quem diga que aprender Matemática é difícil!

- Estas aulas de Matemática estão a dar-me a volta à cabeça! - exclamou o Martim - Então a professora está a dizer-me que podemos medir a altura da escola com um pedaço de cartão?! Sem escadas?! Só se for por magia!

Será magia?! Sigam o truque!

Usado pelos navegadores portugueses pelo menos desde o séc. XV, o Quadrante é um instrumento que nos permite determinar ângulos que ajudam no cálculo de distâncias inacessíveis, como por exemplo a altura da escola. Usado também há centenas de anos, temos o Teodolito, um instrumento ótico capaz de realizar medidas de ângulos verticais e horizontais.

              Pois sem truques de magia, os alunos do 9.º ano da Escola Nery Capucho escolheram um destes instrumentos e construíram uma réplica. A moda foi construir o Quadrante, talvez por se tratar de um quarto de círculo e o círculo parecer uma lua cheia, e a lua estar mais próxima das estrelas, e… Não, não foi essa a razão. A razão prende-se com o facto da construção do quadrante ser muito fácil e rápida! Bastou colar a planificação do quadrante num quadrado de cartão, prender um fio com um peso e colar uma palhinha. Pronto a usar!

Juntaram-se em grupos de 3 alunos e quando se preparavam para rumar ao desconhecido, esse tão conhecido espaço exterior do recinto escolar…!

- Algo de errado, não está certo! - insistiu o Martim- O Quadrante serve para medir ângulos, mas nós queremos medir alturas!

Desespera a Vera:

- Hiparco de Niceia!

            Não, a Vera não insultou o Martim! Hiparco de Niceia (190-120 a.C.) é o Pai da Trigonometria. A Trigonometria é o ramo da matemática que estuda as relações entre os comprimentos dos lados de um triângulo retângulo e a amplitude de um dos seus ângulos agudos internos, já dizia o Pitiscus (1561-1613). Tudo esclarecido!

Bem, na verdade o Martim ainda esteve a ver estrelas durante alguns momentos, mas logo se orientou e mediu as alturas de tudo o que lhe apareceu: escola, candeeiro, pérgula, mastro da bandeira, etc., só com o seu Quadrante e com a Trigonometria.

Ele e todos os outros alunos do 9º ano adoraram a aula ao ar livre, houve até quem afirmasse:

- Ainda há quem diga que aprender Matemática é difícil!

Prof. Cristina Coelho

 

 

 

 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento