Erasmus + - Chipre

Na passada semana de 4-8 de julho realizou-se a última mobilidade Erasmus+ ao Chipre (Limassol) no âmbito do projeto “More Tolerance, Less Ignorance”, depois de termos ido a Taranto (Itália) no mês de maio, a Radeberg (Alemanha) em abril, a Balaguer (Espanha) no mês de março e de receber todos os parceiros na Marinha Grande igualmente em março.


Estas mobilidades visam um intercâmbio de professores e alunos para uma partilha de boas práticas relacionadas com o tema do projeto onde normalmente participaram uma média de 4 alunos e 2 professores por mobilidade. Para muitos dos alunos participantes, esta foi a primeira oportunidade de viajar além-fronteiras, de ter contacto com outras culturas, de novas experiências, novas práticas pedagógicas e entre outros objetivos concretos no projeto, tais como desenvolver competências linguísticas também ter a consciência de uma pretensa europeia.


Se por um lado levámos a nossa experiência e cultura além-fronteiras, por outro lado, fomos estabelecer pontes com os nossos parceiros e conhecer mais sobre diversas culturas. Entre as imensas atividades que os alunos tiveram ao longo destes três anos do projeto (2019-2022), no Chipre, em concreto, os alunos visitaram e falaram com refugiados, conheceram as razões do seu asilo, visitaram a cidade Nicósia e compreenderam as razões políticas de um país dividido e invadido, partilharam a experiência de pessoas com mobilidade reduzida e visitaram alguns pontos de interesse que fazem parte da história do Chipre.

O mesmo sucedeu nas restantes mobilidades adaptadas à realidade de cada parceiro. Algumas dessas atividades relacionadas com pessoas invisuais ou portadoras de outras deficiências no sentido de uma consciência cívica de inclusão e compreensão. Dessas atividades destacam-se alguns trabalhos concretos de inclusão, tais como: pintar um mural na nossa Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, confeção de pratos típicos de cada região, testemunhos reais e videoconferências com elementos de associações de inclusão e direitos humanos com objetivo de sensibilizar os nossos alunos para as diferentes realidades e assumirem um papel pró-ativo na sociedade.


Foram três anos de projeto em que os alunos tiveram contacto mais estreito com uma realidade multicultural bem diferente da nossa e que marcou indelevelmente não só o percurso académico, social, cívico assim como o sentido de pertença europeu dos nossos alunos.





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