Um Planeta à Medida

 


DAC | Físico-Química – Matemática | 7.º ano

    Após a árdua tarefa de construção, à escala, do Sistema Solar nas aulas de Físico-Química, com as inerentes vicissitudes da conversão de distâncias de dezenas de unidades astronómicas em meros centímetros de cartolina, esferovite e outros materiais, os alunos das turmas do 7.º ano continuaram em órbita nas aulas de Matemática. Uns, deitados de cabeça com pés à volta da Terra; outros, querendo alcançar a Lua, tentaram freneticamente dobrar uma folha de papel.

Isto de se ter um planeta à medida tem muito que se lhe diga e muito que pensar!

Muito empenhados, os alunos do 7.ºC concluíram que seriam precisas aproximadamente 2,5 x 107 pessoas para construir uma circunferência justa à volta da Terra. Já os alunos do 7.ºB não tardaram a apresentar o número 42 como a quantia de dobragens necessárias para alcançar a Lua.

A partir desse momento, fez-se história!

As turmas A, B, C, D, E e F podiam ter realizado uma expedição à Lua, uma viagem ao centro da Terra, mas não! Escolheram travar uma batalha histórica! Usaram calculadoras, compassos, réguas, tesouras, antigas fichas de trabalho e o cérebro (uma massa acinzentada onde se localizam os neurónios!) e conseguiram guardar a Terra e a Lua dentro da sala de aula! Foi uma batalha difícil, mas… ficou à escala!

Apresentamos neste pequeno vídeo o resultado deste frenesim intelectual e artístico que assolou a EB Nery Capucho durante as últimas semanas do primeiro período escolar. Há quem tenha sonhado ir à Lapónia, os nossos alunos sonharam ver a Lapónia do sobranceiro satélite natural do seu planeta!

As professoras Maria Cristina Coelho e Ana Valente Oliveira.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento