Dia da Terra

 


    O Dia da Terra, foi implementado em 1970, nos Estados Unidos da América, num fórum ambiental promovido pelo americano Gaylord Nelson, e é comemorado desde então, a 22 de abril.  O objetivo desta comemoração é de reconhecer a importância do planeta e alertar para a necessidade de preservar os recursos naturais do planeta.

    Em todos os anos, o assunto em foco é diferente, e em 2023, o tema é “Investir no nosso planeta”, o que destaca a importância de dedicarmos o nosso tempo, recursos e energia para resolver as alterações climáticas e outros problemas ambientais.

    Então, para preservarmos o nosso planeta devemos ter em conta pequenas ações, tais como: a controlar o consumo de água, fazer reciclagem, a proteção e conservação da biodiversidade, evitar o uso de materiais plásticos, evitar o desperdício, aderir à compostagem e ter uma atitude critica e atuante relativamente às invasões biológicas; andar, sempre que possível, a pé ou de transporte público.

     A nossa ação, para proteger a Terra, pode logo começar na nossa escola, como, controlar as espécies invasoras - principalmente as acácias e a erva-gorda - fazer a separação dos resíduos, poupar água nos sanitários e nos balneários e principalmente não colocar os resíduos nos recreios. No recinto escolar encontram-se muitos caixotes do lixo e ecopontos onde é possível fazer uma gestão sustentável dos nossos resíduos. Se todos fizermos a nossa parte, estamos a contribuir para melhorar o nosso planeta.

    Texto: Isis Lemos, Allen Khan, 10º A

    Clube de Ciência Viva

Fotografias:

  • O esquilo vermelho- Sciurus vulgaris uma das mascotes da biodiversidade na ESPR (Foto – Matilde Bernardino e  Maria Jubileu 8º E)
  • Arranque de erva- gorda (Arcotheca  calendula) no jardim da ESPR Clube  de Ciência Viva da ESPR. (Foto cedida pelos arquivos fotográficos do Clube de Ciência Viva)              


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento