Miúdos fixes na Nery

Na passada quarta-feira, dia 23 de março, viveu-se na Escola Básica Professor Nery Capucho um dia de verdadeira democracia e ativa cidadania. Pretendia-se escolher quais os livros mais fixes?’, uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares que se realiza este ano pela primeira vez na nossa escola.

Após uma semana de "campanha eleitoral", em que se disputava a vitória de duas "listas": "Avozinha Gângster", de David Walliams (5.ºE e 6.ºC) e Gravity Falls, Diário 3" dAlex Hirsch e Rob Renzett, (5.ºG e 5.ºF) o impensável aconteceu: empataram os dois títulos como sendo o "livro mais fixe" para os nossos alunos do 2.º ciclo.

Todo o processo culminou nesse dia de eleições, na Biblioteca, sempre sob a orientação e supervisão da professora Ana Letra. No espaço devidamente assinalado, havia uma urna em cima de uma mesa, o álcool gel, os boletins de voto e "os cadernos eleitorais" (listagem atualizada dos alunos dos quinto e sexto anos de escolaridade). Os alunos iam assinalando uma cruz no nome dos colegas que iam votando, cumprindo com as normas da DGS.

Foi uma semana muito divertida e criativa, para as turmas envolvidas. Cada uma puxou das ideias da turma e levou para o espaço exterior escolar a estratégia montada. Desde  questionários de rua sobre a obra Gravity Falls, o 5.ºF decidiu oferecer ao aluno que acertar todas as respostas, um exemplar da obra comprada pela turma! E irão assinalar a entrega num momento "solene", como disseram. O 5ºG decidiu ousar, construindo uma estrutura de cartão interativa, suportada com madeira, onde pintaram duas personagens da obra e, no lugar do rosto, deixaram um orifício para os colegas poderem tirar fotos, encarnando essas personagens. As restantes turmas apostaram nos cartazes e trabalhos em 3D, alusivos às obras.

Foi mesmo divertido. Para o ano continuaremos a ser "Fixes"!


A professora Ana Letra






 



 


 


 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento