junho 20, 2022

Jovens Cientistas fizeram Ciência no JI da Boavista

 

No dia 7 de junho de 2022, nós, alunos do 10°A, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia e o Ciência Viva, visitámos o jardim de infância da Boavista com o intuito de realizar 4 experiências: erupção vulcânica, o candeeiro de lava, simulação do afastamento do coronavírus pelo detergente e enchimento de um balão pelo dióxido de carbono.

Este desafio foi espetacular!
Os meninos e meninas participaram com muito entusiasmo e curiosidade nas atividades.

A maioria deles teve o primeiro contato com o método experimental (questionar, prever, experimentar, observar, registar, interpretar e concluir). Alguns meninos chegaram a demonstrar um espírito científico.

Tal como nós, estas crianças foram cientistas, pequenos cientistas!
Para além disso, nós, alunos, fomos capazes de consolidar as aprendizagens e o conhecimento obtido ao longo do ano letivo. Esta experiência também estimulou a nossa organização e a nossa capacidade de comunicação com as crianças.
Consideramos que esta área das experiências devia ser mais desenvolvida no pré-escolar, uma vez que estes evidenciaram grande interesse.
Foi, definitivamente, uma boa experiência e temos vontade de a repetir. Até breve!

Obrigada, professora Anabela Fernandes pelo apoio e incentivo!

Alunos do 10ºA, Biologia e Geologia, 2022






Final do Concurso Atlântico Júnior

No passado dia 21 de maio, no Pavilhão do Conhecimento, os alunos do 12.º A, Bernardo Rodrigues e Maria Inês Rodrigues, representaram a escola no concurso Atlântico Júnior - uma organização da FLAD e da Ciência Viva. O aluno Miguel Santos, também envolvido no projeto, não pôde estar presente devido à sua participação em atividades do Desporto Escolar.














As borboletas foram à EB do Engenho

 

No final do segundo período, as turmas do 12º A e B (alunos de Biologia) e 10ºB levaram as borboletas à turma do terceiro e quarto ano nos dias sete e oito de abril.

Os alunos do 12º ano efetuaram uma pequena palestra para os alunos do terceiro ano, na tarde do dia sete de abril, e levaram um modelo 3D de uma borboleta e cartazes com fotografias das nossas borboletas. No final, os alunos foram convidados a rever a matéria fazendo um pequeno quizz.  Foram muito bem recebidos, pois os meninos foram interativos e tinham conhecimentos interessantes sobre as borboletas

Os alunos do 10º B deslocaram-se no dia à oito, para os alunos do quarto ano. Sendo uma turma com muitas meninas, além do material para fazer à ação, levaram dois cestinhos muito bem decorados com doces para os meninos (levaram tantos que os restantes ainda foram levados aos alunos do terceiro ano). Os alunos receberam bem a informação, visionaram um vídeo, e receberam igualmente um modelo 3D de uma borboleta. Durante vinte minutos, conversaram sobre borboletas, viram um vídeo e, para recordar, deixaram cartazes de borboletas da ESPR e do PNSAC e uma ficha lúdica para consolidar.

Foram duas tardes bem passadas.




junho 15, 2022

Concurso f1 in Schools - ES Pinhal do Rei

 


Depois de mais um ano de trabalho, terminou assim a última etapa na participação no projeto Pense Indústria, no concurso f1 in Schools. A equipa Golden Tigers venceu o prémio de engenharia com o carro apresentado a concurso. Apesar de não ter um lugar no pódio, pois o protótipo apresentava uma falha técnica, obteve o quarto lugar na geral.

Este concurso versa na construção de um veículo desenhado por um programa computacional, Fusion 360, maquinado em 3D num compósito e, a posteriori, decorado e montado pelos alunos. Após este processo de construção, em concurso, há que criar um stand e um portefólio para apresentação verbal. É necessário desenvolver também estratégias de marketing e, claro, no final há a corrida, onde é apurado o piloto com menor tempo de reação e o carro mais rápido.

Estão de parabéns os Golden Tigers, equipa constituída por seis alunos do segundo ano do curso profissional de informática e que contou com a colaboração de vários docentes e do apoio da direção do Agrupamento.

Paula Roque


 



registo fotográfico da Final Regional F1inSchools: https://www2.centimfe.com/media/2022-06_final-regional-f1inschools.zip

 

Projeto Mapear - ES Pinhal do Rei

 

                No desenvolvimento do projeto Mapear, a equipa participou em mais uma ação, onde foram abordados aspetos tais como: Importância da qualidade do ar; Poluição atmosférica; Poluentes atmosféricos e as suas fontes; Efeitos da poluição atmosférica.

Na Escola Secundária Pinhal do Rei, está montado um sensor que nos permite quantificar a quantidade de partículas materiais inaláveis em cada instante, para além de ser visível através de uma app - particule matter -, também pode ser consultado na página do Agrupamento, no campo respetivo ao projeto (Qualidade do ar na Marinha Grande (sensor-web.vercel.app)).

Para além da visualização dos valores, esta também contém alguma informação sobre as PM, que irá ser atualizada em breve com o contributo deste webinar.

 Paula Roque

"Idades da História" - EB Nery Capucho - 5.º Ano

O trabalho foi realizado em articulação curricular e é composto por peças escultóricas elaboradas com vários materiais: pasta de papel, plasticina, gesso, resina, cartão, madeira, esferovite, etc., e retrata, sobretudo, soldados que atravessaram a história dos Impérios Romano e Muçulmano. Ilustram ainda a exposição,  trabalhos representativos das heranças deixadas por estes povos, como trabalhos de construção das estradas romanas; uma nora em atividade; teatro romano; templo; aquedutos, etc. A colaboração das famílias foi muito importante, nuns casos ajudando nos trabalhos, noutros ajudando com os materiais.          

Aprender também é saber olhar,  e este é um olhar de alunos de 11 anos sobre o passado e os seus diferentes atores sociais.  Os alunos envolveram-se e materializaram as suas aprendizagens num conhecimento saído das suas próprias mãos. Cada um aprendeu à sua medida, construiu à sua medida, mas todos com o mesmo propósito: fazer parte das "Idades da História".


 

 

 

 

 
 
 



 

 





junho 13, 2022

Mural Online Nery Capucho - 9.º Ano

No âmbito disciplina de TIC do 9.º ano, mais especificamente no âmbito do estudo da utilização segura dos dispositivos móveis, os alunos da escola Nery Capucho captaram uma fotografia do seu local favorito da escola e inseriram a mesma num mural online criado para o efeito.  

O mural pode ser visitado em: https://padlet.com/prof_selmaseco/aminhaescola
Para muitos destes alunos trata-se do último ano numa escola que os acolheu ao longo de um período significativo da sua vida escolar e de onde guardarão muitas memórias!



junho 12, 2022

À descoberta das 4 cidades - Turma 07 EB da Cumeira


 

Experiências integradas de criação artística - EB/JI João Beare

 

Conto Criativo

No dia 27 de maio, foi desenvolvida uma sessão integrada no evento Maio Criativo dinamizado pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, com quem o Agrupamento (AEMGN) tem parceria no âmbito do Projeto Cultural de Escola ARTE Nascente e do Plano Nacional das Artes.

As Experiências integradas de criação artística foram desenvolvidas na sala 7 do pré-escolar, na EB João Beare, da educadora Ana Amado, dinamizadas por 5 alunas do 2º ano da Licenciatura em Educação Social, na unidade curricular Estratégias de Animação Comunitária.

“Conto Criativo” foi o título do conjunto de atividades que favoreceu a entreajuda, o respeito, o desenvolvimento das capacidades artísticas e permitiu que as crianças se expressassem livremente.

O grupo recebeu com alegria as visitas, as crianças participaram com empenho nas várias propostas e mostraram interesse em repetir.

Dança contemporânea

No dia 25 de maio, teve lugar a oficina de Dança Contemporânea, com as duas turmas do 1º ano da EB João Beare, dinamizada pela mestranda Sofia Teixeira do Curso de Mestrado de Intervenção e Animação Artísticas. Irá acompanhada pela docente Lúcia Magueta, Coordenadora do referido mestrado e elemento da Comissão Consultiva do nosso PCE- ARTE Nascente.

Esta atividade está integrada no evento Maio Criativo dinamizado pelo curso supra referido da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, com quem temos parceria no âmbito do nosso PCE.

As professoras titulares do 1º ano Luciana Maia (14JB) e Nélia Augusto (13JB) contaram que os seus alunos se divertiram muito a dançar, criaram movimentos novos, desenvolveram a sua motricidade e coordenação motora   e, não menos importante, vivenciaram estas experiências de forma criativa num ambiente descontraído. Um grupo de alunos do pré-escolar quis ficar na rua a assistir e lá foram, também eles, repetindo os movimentos por imitação dos alunos que estavam na roda a dançar.

Esta oficina de Dança Contemporânea veio contribuir também para o bem-estar físico e mental dos alunos e promover as relações entre pares.


Coordenadora PCE – ARTENascente
Lúcia Lopes




A Criança e o Ambiente - EB1/JI João Beare

 


Eco código 2021/2022 - EB João Beare


 

Dia Eco escola - EB/JI João Beare


 

junho 06, 2022

Dia Nacional dos Bombeiros - EB João Beare


 

Utilização segura de dispositivos móveis

 

O estudo das TIC no 9.º ano de escolaridade pressupõe que seja dado ênfase à utilização segura de dispositivos móveis e que seja criado espaço para uma reflexão crítica sobre tecnologias emergentes.

Neste sentido, os alunos do 9.º ano de escolaridade, após a realização de um trabalho de pesquisa em que puderam explorar os conceitos de “Internet das coisas” e outras tecnologias emergentes como a realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial, desenvolveram um projeto (em grupo) em que criaram as suas próprias experiências de realidade aumentada. As experiências foram criadas no Metaverse Studio e permitiram que os alunos transportassem para a sala de aula elementos virtuais.

 No fim do projeto, cada grupo gerou um código QR para acesso às experiências criadas e publicou o mesmo num mural online https://padlet.com/prof_selmaseco/tic



junho 03, 2022

Poesia Visual

       A poesia encontra-se por todo o lado, em livros e revistas ou nas letras das tuas músicas preferidas. Escrita ou declamada, a poesia explora o poder das palavras de forma a expressarem sentimentos, comunicar ideias, contar histórias.

      A exposição patente ao público, na entrada principal da Escola Nery Capucho, entre os dias 6 e 13 de maio, procurou levar o leitor a mergulhar profundamente numa atmosfera, onde cada um dos autores mesclou, por diferentes meios e formas, o duplo conjunto de interesses entre poesia e artes visuais, dando corpo à sua poesia visual. Ao ler-se, há que ter em mente que a poesia visual faz sentido por mais do que apenas o texto em si; é uma forma artística conseguida pela união das palavras, sempre com uma especial atenção para a aparência da composição final. Cor, forma e arranjo (incluindo, proximidade e integração com imagens) são elementos importantes no significado de qualquer poema visual.

   As propostas apresentadas por cada aluno, das turmas do oitavo ano, D, E e F, materializaram esta inspiradora articulação edificada a partir das disciplinas de Português (professora Vânia Pinheiro), Complemento à Educação Artística (professora Lídia Leitão), Matemática (professora Cristina Coelho), Cidadania e Desenvolvimento (professora Ana Reis), Ciências Naturais (professora Anabela Malva) e Físico-Química (professoras Delmira Jacinto e Doris Santos) e a Biblioteca Escolar.


 


Laboratório Aberto de Biologia

Ainda no âmbito da Semana do Agrupamento, o grupo 520 dinamizou o laboratório aberto de Biologia. Turmas do 3.º e 7.º anos participaram na a...