Gestualmente falando - E.S. Pinhal do Rei

    


    No dia 24 de novembro, na Biblioteca da Escola Secundária Pinhal do Rei os alunos do Ensino Secundário, estiveram presentes numa sessão de esclarecimento sobre Língua Gestual Portuguesa (LGP), dinamizada pela intérprete convidada, Dra. Rita Coutinho.

    Estas sessões foram muito ricas culturalmente e bastante práticas  uma vez que os alunos conseguiram formular palavras e gestos simbólicos, recorrendo à LGP. Os alunos enfrentaram desafios face a situações concretas, às quais reponderam pronta e entusiasticamente. Estas sessões visam a ligação da Escola à vida ativa, aos seus dilemas e situações concretas e, por isso mesmo, quisemos trazer esta problemática para o centro da discussão, alargando horizontes dos nossos alunos.

    A linguagem gestual, ou linguagem de sinais é, em grande parte, um sistema que representa objetos e ideias por meio de um esboço gestual simples que imita suas características mais marcantes. Trata-se de “uma linguagem pictórica” tendo cada país a sua própria LGP .

    É por meio dos gestos que se estimula o canal visual dos interlocutores e, ao utilizá-los corretamente, aumenta-se a hipótese que ele retenha melhor as informações transmitidas de segurança e credibilidade.

    A Língua Gestual portuguesa é uma das três línguas oficiais de Portugal, reconhecida na Constituição Portuguesa da República e é utilizada por 30 000 surdos. O Dia Internacional da Língua Gestual Portuguesa celebra-se a 23 de setembro.

    Mais tarde, pretendemos alargar estas sessões à comunidade educativa.

A Professora Bibliotecária

Ana Paula Letra

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento