Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

    O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra o Mulheres é assinalado anualmente a 25 de novembro. Esta data foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU.

    O seu propósito é alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres de todo mundo, há demasiado tempo.

    A União Europeia está fortemente comprometida em prevenir e condenar qualquer crime desta natureza, promovendo uma mobilização dos seus parceiros a nível institucional, procurando reforçar os ordenamentos jurídicos de apoio às vítimas.

    A violência contra as mulheres pode assumir diversas formas e manifesta-se em qualquer lugar. Segundo a ONU Mulheres, 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo experienciam violência sexual ou física ao longo da sua vida.

 Em Portugal, as participações de crime de violência doméstica têm vindo a crescer nos últimos anos, agudizadas pelo contexto de pandemia.

  “Não basta intervir após o ato de violência contra as mulheres. É também necessário agir a montante da violência, em particular, abordando normas sociais e desequilíbrios de poder. É importante que a polícia e os sistemas judiciais aumentem a responsabilização dos agressores e ponham fim à impunidade.”(Mensagem do Secretário-geral, António Guterres)

    A Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Marinha Grande Nascente também assinalou este dia, no átrio da Biblioteca, com uma exposição de cartazes alusivos a esta problemática.

    No interior da Biblioteca também foi organizada uma exposição de livros que abordavam esta temática.

    Estas atividades visaram despertar toda a comunidade escolar para a violência gratuita e incentivar à reflexão e à alteração de comportamentos sociais.


    A equipa da Biblioteca Escolar.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento