Plano Nacional de Cinema - AEMGNASCENTE

 

“Como forma de expressão artística, o cinema expande horizontes, dá a conhecer novos mundos, contextos e realidades, e permite explorar temas como cidadania, democracia e diversidade.” (Despacho n.º 65/2022, de 5 de janeiro). 

Componente fundamental do PNA (Plano Nacional das Artes) o PNC tem, para o cumprimento da sua missão, objetivos (ponto 4 do Despacho) no âmbito da educação pré-escolar e da escolaridade obrigatória. Do seu enquadramento legal, merecem destaque as alíneas: “a) Valorizar o cinema como parte do desenvolvimento pessoal, cultural e pedagógico de crianças e jovens, promovendo estratégias pedagógicas dinâmicas sobre e com cinema, que abranjam o maior número de crianças e jovens em Portugal e nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro” e “f) Consolidar a relação do cinema com o currículo, estabelecendo, sempre que possível, cruzamentos e articulações com as aprendizagens essenciais”.

Assistir a um filme não se tem a sensação de que se está a trabalhar pelo que, a educação pelo cinema combina, habilmente, essa capacidade de aumentar o envolvimento dos alunos, inspirar a escrita, melhorar a alfabetização e melhorar o comportamento. O Plano Nacional de Cinema, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente fez a sua apresentação na Escola Pinhal do Rei, na semana de 14 a 18 de novembro do atual ano letivo, com a exibição de uma ‘curta’. Este projeto multimédia foi estruturado em quatro momentos: uma breve abordagem concetual, mote para acesso do vídeo de J. Martins, sobre o cinema português, evoluindo para uma galeria de frames emblemáticos do cinema internacional e, a culminar, numa mostra de cinco curtas-metragens, realizadas por uma turma do 9º ano de escolaridade, em 2020/2021. Os professores responsáveis pela disciplina de Complemento à Educação Artística, dos 8º e 9º anos, acompanharam as suas turmas à Biblioteca Escolar onde puderam assistir à projeção deste vídeo que pretendeu inaugurar, na vida da nossa comunidade escolar, todo um processo criativo de como a literacia em cinema e nos media é vital no século XXI!

A Equipa do Plano Nacional de Cinema




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento