Comemoração do 4º aniversário do Livro “Comboio de Lata”: Ler é para Todos

 


    Há quatro anos, no dia 29 de maio, foi editado pelo Jardim de Infância da Boavista o livro multiformato “Comboio de Lata”, que contou com a colaboração dos alunos dos Projetos de Vida Sénior da Marinha Grande, do CRID do IPL e com o apoio da Associação de Pais do Jardim de Infância, de empresas e organizações locais, tal como da Junta de Freguesia  e do Município da Marinha Grande.

    Neste âmbito, o Jardim de Infância, organizou e realizou, no dia 30 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, um encontro /mesa, onde a Professora Doutora Célia Sousa, abordou o conceito de Livro Multiformato e o caminho percorrido pelo CRID/IPL que, com a sua coordenação, é a maior editora de livros deste formato, atualmente incluídos na Literatura para Crianças. Explicou o conceito de livro multiformato e mostrou que reúne num único exemplar texto aumentado, escrita em Braille, imagens em relevo, pictogramas e que inclui um código Quick Response (QR), que remete para a versão audiolivro e vídeo livro, em língua gestual portuguesa.

    Também frisou o caminho que ainda deverá ser feito e traçado, no sentido da sensibilização e inclusão do Livro para Todos e da Leitura inclusiva.

    As educadoras Cristina André e Cristina Silva, intervieram e referiram a motivação que as levou, em 2019, à elaboração e edição do livro “Comboio de Lata” e à organização deste Encontro e todos os constrangimentos encontrados, tal como na sua génese, estes não as fizeram desistir e levaram em frente os desafios.

    Falaram do cariz do livro, que aborda e referencia o património histórico, cultural e económico da Marinha Grande e que como este formato foi, é e será um contributo para a divulgação da cidade. Sublinharam a importante articulação com os alunos dos Projetos de Vida Sénior que, elaboraram o texto ilustrado pelas crianças e que, hoje estiveram presentes e cantaram, em conjunto com as crianças a canção original, já conhecida de muitos dos presentes.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento