O segundo dia da Semana
da Leitura e do Agrupamento continuou, desta vez com um workshop de Origamis.
Para quê? Porquê? Vamos lá esclarecer.
Os origamis, mais do que
uma forma de arte milenar nipónica, podem ser uma ferramenta pedagógica
valiosa, especialmente no contexto da aprendizagem de uma nova língua ou com
dificuldades na aquisição da língua materna.
No dia de ontem, os
alunos da turma de Português Língua Não Materna, da Educação Especial e os
alunos e professores eslovenos do programa Erasmus, bem como os colegas Ana
Baio e Marco Marques, participaram num workshop dinâmico orientado pela Dra.
Graça Barão, onde puderam explorar os múltiplos benefícios desta prática.
A realização de origamis
revelou-se uma excelente estratégia para o alargamento de vocabulário e para o
desenvolvimento da compreensão de instruções. A necessidade de seguir
sequências de passos precisos permitiu que os participantes reforçassem a sua
capacidade de interpretação textual e oral, favorecendo a aprendizagem da
língua portuguesa de forma lúdica e interativa.
Além disso, o trabalho
com dobragens minuciosas contribuiu para o desenvolvimento da motricidade fina,
um aspeto essencial para o aperfeiçoamento da destreza manual. A concentração e
a paciência exigidas para criar cada figura também promoveram a atenção e a
persistência dos participantes. Ah, e umas boas gargalhadas pelos resultados
obtidos! Até um cavalo com apenas três patas se construiu!
Já se arrumavam os
materiais quando o Marcolino e o Abraham, alunos do 5.ºB, apareceram e quiseram
experimentar. Foi lindo o momento doce! Muitos destes alunos nunca tinham
recorrido a esta construção em papel.
Este workshop
proporcionou, não apenas um momento de aprendizagem enriquecedor, mas também
fortaleceu laços entre alunos de diferentes contextos e nacionalidades,
reforçando o intercâmbio cultural e a inclusão através da arte dos origamis.
Foi, sem dúvida, uma
experiência valiosa que demonstrou como a criatividade e a educação podem
caminhar juntas para estimular o desenvolvimento integral dos alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário