dezembro 23, 2021

Atividades Natalícias de EMRC

 

Os alunos da disciplina de EMRC criaram uma onda de solidariedade neste período natalício com a campanha "Um bem sem olhar a quem".

Esta campanha vem na sequência do dia da Erradicação da Pobreza e Exclusão Social e da abordagem dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (O.D.S.) na disciplina de EMRC com uma angariação de bens que foram oferecidos à Conferência de São Vicente de Paulo da Marinha Grande, por forma a mitigar a fome na nossa zona educativa.

Esta é uma das várias campanhas de solidariedade desenvolvidas no primeiro período, no âmbito da disciplina de EMRC, bem como a campanha "10 milhões de estrelas" da Cáritas, o Banco Alimentar e a maratona de cartas da Amnistia Internacional.

É neste sentido natalício que a disciplina reitera votos de Boas Festas para todos os leitores do JOnline e na esperança de termos um Próspero Ano 2022.

O professor de EMRC
Ricardo Fernandes




Árvore de Natal - EB da Amieira


 

Projeto ERASMUS+ equipa Agrupamento Nascente com tecnologia avançada

 

Quando o futuro precisa de tocar a tecnologia, a educação também tem de se aproximar dela. Foi neste sentido que o nosso Agrupamento, graças ao projeto ERASMUS+, quis dar mais um passo em frente na vanguarda das tecnologias e adquirir, com verbas do projeto, um quadro interativo portátil com alto desempenho, fruto da mais avançada tecnologia.

Urge a necessidade de reaproveitar espaços na nossa escola que podem ser rentabilizados e melhorar as condições de ensino à distância, bem como atividades de videoconferência com os parceiros, o que por vezes é uma barreira com os recursos atuais, um pouco obsoletos da nossa escola.

Com este quadro interativo, permite-nos acessos simplificados numa solução all-in-one e uma comunicação mais eficaz, aulas ou reuniões de qualidade com mais produtividade, partilha e segurança e multiutilizador em simultâneo.

Os impactos do projeto Erasmus+ não se limitam apenas às mobilidades de professores e alunos aos países parceiros, acompanha os sinais dos tempos e vai muito para além do ensino tradicional.

Pretendemos acompanhar o futuro da tecnologia no processo ensino-aprendizagem e partilhar as boas práticas dos nossos parceiros, para estar na linha da frente no que concerne às nossas práticas educativas, levando o nosso bom nome e boas práticas do Agrupamento além fronteiras.

O Coordenador do projeto Erasmus+
Ricardo Fernandes

Votos de Boas Festas





Acrósticos de Natal - EB do Engenho


 

NATAL! NATAL! NATAL! - JI da Boavista

 


FESTEJÁMOS O FINAL DESTE PERIODO COM UM DIA DIFERENTE, NO JARDIM DE INFÂNCIA DA BOAVISTA.

COM A COLABORAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS, AS CRIANÇAS TIVERAM DIVERSAS ATIVIDADES: CONTOS DE NATAL, PINTURAS CORPORAIS, MODELAGEM DE BALÕES E A VISITA DOS DUENDES DO PAI NATAL, QUE DISTRIBUIRAM AS PRENDAS.

DESTA MANEIRA, FESTEJÁMOS O NATAL, TENDO EM CONTA AS REGRAS DE PROTEÇÃO E DE SEGURANÇA, PROPORCIONANDO UM DIA ESPECIAL E DIVERTIDO ÀS NOSSAS CRIANÇAS.



 

 









Felicitações Natalícias - JI da Boavista


 

Felicitações Natalícias - Escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento Nascente


 

Quadras de Natal - EB de Trutas

 


dezembro 16, 2021

És rapariga e gostavas de ser protagonista de um filme?

 




Este filme terá como realizadora, Teresa Villaverde, um dos nomes mais importantes da sua geração de realizadores e realizadoras portuguesas.
É autora de uma filmografia muito pessoal, onde dá particular atenção a temas como a infância e a adolescência.
Este seu novo projeto conta já com o apoio do Estado Português e do ICA, Instituto de Cinema e Audiovisual de Portugal.
As filmagens irão acontecer no Verão de 2022, na zona centro do país. Neste momento estamos à procura de uma protagonista.

dezembro 14, 2021

Erasmus+ Sicília - Itália (21 a 26 novembro 2021)

´´Carpe diem quam minimum credula postero`` (Horácio  Flaco)

(Aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã)

Poucas são as oportunidades que temos na vida, mas cabe apenas a nós decidir se nos atiramos de cabeça e vivemos o momento ou se deixamos a vida passar-nos ao lado.

Tivemos a incrível oportunidade de participar no projeto de Erasmus+ “Revolution of foreign language teaching, the combination of old-school and innovative ICT methods”, algo que não estávamos de todo à espera devido ao facto de estarmos no último ano do Ensino Secundário. Por isso, agradecemos à professora Paula Cardoso por ter depositado a sua confiança em nós, dando-nos a oportunidade de representar o nosso agrupamento (Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente) e o nosso País.             

Sendo alunos da Escola Secundária/3 Pinhal do Rei sentimo-nos privilegiados em podermos representar a nossa escola que apesar de pequena em relação a outras oferece-nos um ensino de qualidade e também de valores morais que iremos levar para a nossa vida adulta.

Ao chegar à escola parceira, sentimos um forte alívio pois fomos recebidos com uma grande hospitalidade por parte dos alunos e professores Italianos. E é nesse conceito base que este projeto se desenrolou, sendo que no fim de contas nem foi Itália que deixou mais saudades nos nossos corações, mas sim as amizades que fizemos e os momentos que vivemos e,  mesmo que não nos voltemos a ver, a ligação que criámos com eles irá acompanhar-nos para o resto das nossas vidas.

Fizemos várias atividades ao longo destes dias, desde visitar museus de história até uma visita guiada ao centro de Mazzara Del Vallo, onde pudemos observar a diversidade multicultural da própria cidade. Tivemos também a oportunidade de provar muita da gastronomia italiana, que apesar de muito diferente é deliciosa (especialmente a pizza, a pasta e os doces).  

Em suma, aconselhamos vivamente que participem neste tipo de projetos pois será algo que vai ficar gravado na vossa memória para sempre. Adorámos esta experiência incrível que foi única nas nossas vidas!

          André Rodrigues e João Pinto.

                                 




Dia da Pessoa com Deficiência - EB do Pilado


 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

 A Escola Secundária Pinhal do Rei celebrou o MIBE com a leitura de vários textos relacionados com a temática escolhida para este ano, “Contos de Fadas e contos tradicionais de todo o mundo” efetuada por um grupo de alunos em todas as turmas da Escola e ainda a alunos do Jardim de Infância da Boavista. Também se distribuíram por todas as turmas marcadores de livros alusivos à temática e aos alunos do jardim de-infância lápis de cor para ilustrarem a história ouvida.



O Voluntariado ao Serviço do Ambiente


 

Dia da Pessoa com Deficiência - EB de Amieira


 

Dia Internacional do Voluntariado

                

       O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. 

       A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985. A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo, sendo que um bom modo de promover essas ações é refletir sobre elas.

      Neste sentido, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, do Clube de Voluntariado- Missão 913, e aproveitando a oportunidade de termos connosco a voluntária Tessy Gomes, falámos de voluntariado no dia 4 de novembro 2021, no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente.

      Foram dinamizadas duas sessões uma na Escola Professor Alberto Nery Capucho, dirigida a alunos do nono ano e outra na Escola Secundária Pinhal do Rei, onde estiveram presentes as turmas do décimo e décimo primeiro anos e alguns alunos do Clube de Voluntariado.

       Tessy Gomes, da ONG – From Kibera With Love, partilhou a sua experiência de voluntariado no Quénia, falou das suas motivações, experiências de vida, do Quénia, da sua cultura, das suas gentes e das grandes assimetrias em termos de desenvolvimento relativamente a outros países. Mostrou como é ser voluntária (educadora menstrual) num país como o Quénia, e como é importante ter um espírito ativista, que luta por causas, cujas pequenas conquistas são uma grande vitória. Neste país, aprende-se a valorizar as coisas mais simples da vida, como a água, a luz, um teto onde morar, a comida…

     Esta partilha de experiências foi acompanhada atentamente pelos alunos, que levantaram questões e quiseram saber mais sobre voluntariado e ONG (s)…

     Toda a audiência ficou mais enriquecida e consciente dos contrastes de desenvolvimento no mundo, assim como da importância da solidariedade e do espírito ativista na luta pelos direitos humanos, mais especificamente dos direitos das mulheres.



O Dia da Pessoa com Deficiência - EB do Engenho


 

Dramatização de História - EB do Engenho


 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

No decorrer da semana de 29 de novembro a 3 de dezembro, foram realizadas atividades no âmbito do PAA do Departamento de Educação Especial, alusivas ao “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”. Estas atividades contaram com a colaboração/participação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, nas turmas do 7ºA, 8ºB, 9ºB, 9ºC e 2ºD, da Escola Secundária Pinhal do Rei.

Foi visualizado o filme “ Como Estrelas na Terra” e fez-se a exploração do mesmo com registo de mensagens.

Finalmente, construiu-se um painel com as respetivas mensagens. 









Vamos todos REDUZIR para o nosso planeta SORRIR!

                                                                             

A 20 de novembro comemorou-se um duplo aniversário que pretendeu alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Na EB/JI João Beare colocamos um desafio a todos os encarregados de educação, a construção em família de um brinquedo utilizando materiais de desperdício.

No dia 22, divertimo-nos a explorar os brinquedos, resultando depois numa exposição na biblioteca da João Beare.



Clube de Voluntariado – Missão 913

   Caixa de Texto            https://www.noticiasdeviseu.com/wp-content/uploads/2019/11/banco_alimentar_contra_a_fome-543x400.png

 

No domingo, 28 de novembroClube de Voluntariado – Missão 913 mobilizou alunos e professores para a Campanha de Recolha de Alimentos, promovida pelo Banco Alimentar Leiria-Fátima, que tem como objetivo levar comida a quem mais precisa.  

Estiveram envolvidos 6 professores e 26 alunos das escolas do agrupamento, distribuídos pelo ALDI, LIDL, Intermarché, Continente-Modelo, assegurando o período da manhã das 9 horas às 13 /14 horas. 

Nesta atividade e em trabalho de equipa apelou-se à participação, à receção e acondicionamento de alimentos,  promovendo uma cidadania ativa, através da sensibilização e da defesa da Solidariedade Social, dos Direitos Humanos, e da Educação para o Voluntariado. 

O Agrupamento mostra-se orgulhoso dos muitos alunos voluntários e agradece a participação de todos!  

Todos dizemos em uníssono, “É TÃO BOM AJUDAR! 

 



Laboratório Aberto de Biologia

Ainda no âmbito da Semana do Agrupamento, o grupo 520 dinamizou o laboratório aberto de Biologia. Turmas do 3.º e 7.º anos participaram na a...