janeiro 31, 2022

Estamos no Inverno! Que frio!!!!!!!!!

 


No Jardim de Infância de Pedrulheira, no âmbito do Projeto do Departamento Pré-escolar "Crescer com Arte", fizemos um painel de Inverno, em trabalho colaborativo, reutilizando materiais.

O nosso painel parece um quadro gigante e mostra uma cidade cheia de frio e as pessoas estão em casa aconchegadas.

  

JARDIM DE INFÂNCIA DE PEDRULHEIRA

JANEIRO DE  2022


janeiro 26, 2022

Património local - EB do Pilado


 

Dia do vidreiro - EB do Engenho


No dia 18 de janeiro, comemorou-se na nossa Escola o dia do Vidreiro.

À tarde tivemos a visita do Sr. José, que já foi vidreiro e veio mostrar-nos a arte do vidro. Nós vimos o Sr. José a fazer um pássaro e colou-o num pau de vidro, também fez flores, tudo de vidro.

Assim foi a nossa tarde do dia do Vidreiro, bem divertida!

                                                                                            


janeiro 24, 2022

Concurso Nacional de leitura na Nery Capucho

 


Realizou-se na Escola Básica Professor Nery Capucho, nos dias 10 e 14 de dezembro, pelas 10.15 h, a fase de escola da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura, para os alunos do 3º e 2º ciclos, respetivamente, que se quiseram inscrever. A coordenação das mesmas coube às docentes de Português Ana Letra(5º e 6º anos) e Isabel Costa (9º ano).

A obra escolhida para o 2º Ciclo foi “Missão impossível”, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e os alunos inscritos na prova foram muitos, entre os 5.º e 6.º anos, talvez porque foi um ano recheado de aventuras e peripécias pregadas pela Covid 19. Porém, nem todos os inscritos a puderam realizar, uma vez que esta doença colocou em isolamento profilático vários alunos.

Mesmo assim, foram tantos os participantes que a prova teve que se realizar na cantina escolar. E aqui é de enobrecer a disponibilidade das funcionárias do refeitório “Papa Tudo”, que se esmeraram para que o silêncio imperasse no momento da prova, antecipando ou retardando as tarefas mais ruidosas. De agradecer também às Assistentes Operacionais, nos cuidados que tiveram na higienização do espaço.

Quanto ao terceiro ciclo, a obra em prova foi “História de uma gaivota e de um gato que a ensinou a voar,” de Luís Sepúlveda. Aqui o número de participantes foi mais reduzido, pois apena alunos do 9º ano se inscreveram, tendo a prova sido realizada na Biblioteca Escolar.

Esta atividade é dinamizada pela Biblioteca Escolar “João da imaginação” e promovida pelo Plano Nacional de Leitura,  tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. Esta iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário, a nível nacional, dividida em várias fases: Fase escolar/Municipal (engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios). A fase intermunicipal (congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas) e a fase nacional (que conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por provas de diferentes tipologias).

Assim, corrigidas as provas foram apurados os seguintes alunos do 2º Ciclo: Alice Godinho (5ºF), Beatriz Gaspar (5ºF), Pedro Calado (5ºF), Noah Borges (5ºG), Inês Santos (5ºG), Francisca Moura (6ºB), Joana Gomes (6ºB), Simão Jesus (6ºE), Rafael Afonso (6ºE) e Henrique Costa (6ºF).

Os alunos apurados do 3º ciclo foram Andreia Lameiras (9ºE), Lara Rodrigues (9ºE), Mariana Fernandes (9ºE) e Maria Ventura (9ºE).

Esperamos que para o ano mais alunos engrossem a lista de concorrentes.

Para a fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura e devido às limitações impostas pela pandemia Covid-19, será realizada na modalidade mista. Os alunos apurados na fase escolar irão realizar uma prova escrita, no dia 23 de fevereiro de 2022, pelas 14h30, em sessão assíncrona; a prova oral, no dia 25 de fevereiro de 2022, pelas 14h30, em sessão presencial, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande.

As obras selecionadas para a Fase Municipal  são, para o 2º ciclo - Contos e Lendas de Macau: As mãos de Lam Seng, de Alice Vieira e para o 3º ciclo – A Pirata, de Luísa Costa Gomes.

Agora só resta colocar mãos ao livro e à leitura!

Boa sorte a todos! 

Prof. Ana Letra

 

 



Workshop sobre KOKEDAMAS

                                                                                          


No dia 10 de novembro de 2021, os alunos do 12º ano inscritos no Clube de Ciência Viva ESPR - Biodiversidade/Geodiversidade realizaram o primeiro de muitos workshops. Este tinha como objetivo a elaboração de Kokedamas.

Kokedama (bola de musgo) é o nome atribuído à técnica japonesa que fornece uma alternativa para suspender espécies de plantas que precisam de terra, e que dá origem a arranjos simplesmente maravilhosos.

As plantas, o musgo e o substrato foram facultados pela professora Alice, enquanto o fio foi disponibilizado pelos alunos, que demonstraram entusiasmo e espírito de equipa na componente prática da atividade. Cada um teve a oportunidade de elaborar o seu próprio Kokedama e todos adoraram a experiência.

No final, os participantes ofereceram às funcionárias um dos arranjos, que está até hoje exposto na secretária do bloco A.

As fotos abaixo mostram os acontecimentos do dia 10 de novembro de 2021.


 

 

 

No final do workshop, os alunos apresentaram as suas opiniões sobre a atividade realizada:

 Diogo Afonso, 12ºA

“Tenho de ser honesto, no início não fazia ideia do que era um Kokedama, mas após participar no workshop e de perceber como é que esta técnica funciona, fiquei surpreendido. Gostaria imenso de repetir.”

 Bernardo Rodrigues, 12ºA

“Foi uma experiência incrível. Desde a aprendizagem à componente prática, todos os participantes demonstraram espírito de equipa. Na minha opinião, estas atividades diferentes acabam por se revelar extremamente interessantes e divertidas. Gostava de repetir, sem dúvida.”

 Miguel Santos, 12ºA

“Esta atividade fez-me ir para à escola nesse dia com mais vontade, ou pelo menos com uma vontade diferente, o que se revelou positivo e divertido, para além de, naturalmente, ter aprendido coisas novas mesmo sem me estar a aperceber no momento.”

 Mariana Santos, 12ºA

“Gostei bastante da atividade, foi diferente daquilo que estamos habituados a fazer. Espero que o Clube de Ciência Viva continue a realizar estas atividades.”

 Fabiana Antunes, Funcionária do Bloco

“Foi muito educativo. Gostei.”



Projeto MAPEAR - Escola Secundária Pinhal do Rei

 

A Escola Secundária Pinhal do Rei estabeleceu uma parceria com a ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), para o desenvolvimento do projeto MAPEAR (Mapeamento Ambiental colaborativo da Qualidade do Ar).

O projeto tem como objetivo principal promover a literacia ambiental da qualidade do ar. Estarão envolvidos, neste projeto, professores e alunos de duas turmas do ensino secundário.

Através da utilização de instrumentos de medição e de ferramentas digitais, os alunos irão fazer a monitorização e mapeamento de dados relativos ao ar na zona envolvente da escola. Posteriormente, farão a análise e diagnóstico dos resultados, com uma atitude crítica e proativa, acerca das boas práticas para a melhoria da qualidade do ar.

No projeto MAPEAR, irão utilizar o dispositivo de medição de partículas, desenvolvido pela sensor.community, para aferir a qualidade do ar, a partir da concentração de PM10 e PM2.5, que são indicadores gerais da poluição atmosférica. Os valores estarão disponíveis para toda a comunidade da cidade da Marinha Grande, como uso de uma App Particule Matter.  Deste modo, vamos colocar no mapa a cidade da Marinha Grande e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo universal para proteger o planeta. 

Os principais poluentes atmosféricos são a indústria metalúrgica, cimenteira, cerâmica e as refinarias. Também existem algumas situações de uso doméstico, como o aquecimento de caldeiras a gasóleo, lareiras, queimadas ou mesmo os incêndios florestais. Do ponto de vista dos principais poluentes naturais, salientamos os vulcões, a ressuspensão e transporte de poeiras, pólen e o spray marinho.

 Segundo a OMS, as consequências são sobretudo doenças respiratórias e cardiovasculares.

 As partículas PM10 (diâmetro de 10 μm) e as PM2.5 (diâmetro de 2,5 μm) são inaláveis, podendo atingir os pulmões, vasos sanguíneos e o cérebro.

 Limite da OMS em microgramas por m3 

 Classificação do ar

 PM10

PM2.5

Muito Bom

0-20

0-10

Bom

21-35

10-20

Médio

36-50

21-25

Fraco

51-100

26-50

Mau

101-1200

51-800


A coordenadora Paula Roque

 


EB/JI João Beare - Bandeira Eco-Escolas


          Projeto “JÁ SEI LER E SCREVER…
                                                                               ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA     
 
        










No dia 18 de Janeiro, Dia do Vidreiro, realizou-se na EB1/JI João Beare, a cerimónia do Hastear da Bandeira Eco-Escolas. Tivemos a presença de todos os parceiros, nomeadamente os representantes da Câmara Municipal da Marinha Grande, da Junta de Freguesia, da PSP – Escola Segura, da Associação de Pais e da direção do Agrupamento. Foram apresentados os prémios obtidos, referentes ao ano letivo anterior e fez-se um apelo a todos os dinamizadores do Projeto para continuarem a proporcionar o envolvimento de toda a comunidade para a concretização dos objetivos definidos para o presente ano letivo.

No final da cerimónia os alunos entregaram aos convidados uma pequena lembrança em forma de agradecimento. 

 




  





janeiro 18, 2022

Magia na Escola João Beare



A escola EB1/JI João Beare terminou o 1º período em grande!...  No dia 17 de dezembro, último dia de aulas, os alunos foram surpreendidos com um magnífico espetáculo de magia, iniciativa da Associação de Pais.

O espetáculo, apresentado pelo Mágico Jorge Cardinali, decorreu no pátio da escola, onde não faltou música, alegria e muita animação! Entre sorrisos e aplausos, os alunos puderam ver o equilíbrio de pratos, as pombas brancas escondidas nos balões e no chapéu do mágico, os lenços coloridos que saíam da garrafa, as imagens que desapareciam do baralho de cartas… e tantos outros truques!

Esperamos pela próxima surpresa!

Obrigada Associação de Pais JB!



 


Laboratório Aberto de Biologia

Ainda no âmbito da Semana do Agrupamento, o grupo 520 dinamizou o laboratório aberto de Biologia. Turmas do 3.º e 7.º anos participaram na a...