março 30, 2022

Concurso Saramago

Na passada quinta-feira, dia 24 de março, foi feito o escrutínio do Concurso "Em busca do livro perdido", alusivo à obra de José Saramago, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.

Mais uma vez, os alunos da Escola Básica Professor Nery Capucho foram chamados a participar na vida da escola. Participaram os alunos do 2.º ciclo, desta vez, na dinâmica da Semana da Leitura (decorreu de 7 a 11 de março). 
Foi um concurso bastante vivido entre os alunos e, como prémio diário, cada vencedor(a) receberá um exemplar de "O conto da ilha desconhecida", do autor, oferecido pela Biblioteca Escolar.
Foram, pois,  cinco dias e cinco títulos a descobrir José Saramago.

Assim, os vencedores foram os seguntes: 
Dia 7 de março, Júlia Afonso, 5.ºG  (A maior flor do mundo);
Dia 8 de março, Beatriz Rodrigues, 5ºG (A viagem do elefante);
Dia 9 de março, Lucas Batista, 6.ºD  (O evangelho segundo Jesus Cristo);
Dia 10 de março, Joana Monteiro, 6.ºD (Memorial do convento);
Dia 11 de março, Tomás Santos, 6.ºD (O conto da ilha desconhecida).
Parabéns aos alunos participantes. São um exemplo a seguir.
Afinal, como o próprio Saramago disse um dia "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo". 
A literacia literária e digital agradecem! 

Professora Ana Letra



 

 


Miúdos fixes na Nery

Na passada quarta-feira, dia 23 de março, viveu-se na Escola Básica Professor Nery Capucho um dia de verdadeira democracia e ativa cidadania. Pretendia-se escolher quais os livros mais fixes?’, uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares que se realiza este ano pela primeira vez na nossa escola.

Após uma semana de "campanha eleitoral", em que se disputava a vitória de duas "listas": "Avozinha Gângster", de David Walliams (5.ºE e 6.ºC) e Gravity Falls, Diário 3" dAlex Hirsch e Rob Renzett, (5.ºG e 5.ºF) o impensável aconteceu: empataram os dois títulos como sendo o "livro mais fixe" para os nossos alunos do 2.º ciclo.

Todo o processo culminou nesse dia de eleições, na Biblioteca, sempre sob a orientação e supervisão da professora Ana Letra. No espaço devidamente assinalado, havia uma urna em cima de uma mesa, o álcool gel, os boletins de voto e "os cadernos eleitorais" (listagem atualizada dos alunos dos quinto e sexto anos de escolaridade). Os alunos iam assinalando uma cruz no nome dos colegas que iam votando, cumprindo com as normas da DGS.

Foi uma semana muito divertida e criativa, para as turmas envolvidas. Cada uma puxou das ideias da turma e levou para o espaço exterior escolar a estratégia montada. Desde  questionários de rua sobre a obra Gravity Falls, o 5.ºF decidiu oferecer ao aluno que acertar todas as respostas, um exemplar da obra comprada pela turma! E irão assinalar a entrega num momento "solene", como disseram. O 5ºG decidiu ousar, construindo uma estrutura de cartão interativa, suportada com madeira, onde pintaram duas personagens da obra e, no lugar do rosto, deixaram um orifício para os colegas poderem tirar fotos, encarnando essas personagens. As restantes turmas apostaram nos cartazes e trabalhos em 3D, alusivos às obras.

Foi mesmo divertido. Para o ano continuaremos a ser "Fixes"!


A professora Ana Letra






 



 


 


 





Nuvem de Poeiras – Marinha Grande

Na semana passada, a Agência Portuguesa do Ambiente alertou que entre os dias 15 e 17 de março,  se iria registar fraca qualidade do ar devido às nuvens de poeira vindas do Norte de África. A elevada presença de  PM10 (um tipo de partículas inaláveis) tem efeitos na saúde uma vez que penetram no aparelho respiratório.

De acordo com o Relatório do Estado do Ambiente em Portugal, de forma a garantir a proteção das pessoas à exposição das partículas, foi estabelecido o valor limite (VL) diário de PM10  em 50 μg/m3 (não deve exceder 35 dias por ano civil) e do VL anual (40 μg/m3).

Através da articulação entre o projeto MAPEAR & Clube de Informática e Robótica do AEMGN , tem sido assegurada a manutenção dos sensores que apresentavam anomalias na recolha das PM10, tendo a sua correção permitido rastrear os valores nos referidos dias.

Como se pode observar na imagem, na Marinha Grande, estivemos expostos a cerca de 4 vezes mais que o limite definido. O pico ocorreu no dia 15 de março perto das 16horas com 158,8 μg/m3. 


A saúde dos sistemas cardiovascular e respiratório

Para um bom funcionamento do sistema cardiovascular precisamos evitar o sal, pois este causa a hipertensão; as gorduras, pois provocam doenças como a aterosclerose –a gordura deposita-se nas paredes das artérias podendo afetar qualquer uma como as coronárias que irrigam o coração ou até o as que irrigam o cérebro. As gorduras também podem provocar obesidade.

Se privilegiarmos também o consumo de legumes, frutos e cereais e praticarmos exercício de forma moderada, evitaremos muito destes problemas.

Para melhorar a saúde do sistema respiratório, devemos evitar ambientes muito poluídos, adotar hábitos de higiene pessoal diariamente, como cobrir a boca quando tossimos ou espirramos. É fundamental não fumar, descansar o suficiente, beber água e, claro, fazer exercício físico moderado, ou natação, ou uma atividade de ginástica aeróbica.

 Texto escrito pelas alunas Carolina Cipriano e Eva Soares do 9º A


Apelo à Paz - Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo

No dia 11 de março, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente apelou bem alto e em uníssono à PAZ.

O momento que vivemos desperta-nos para o domínio da cidadania, para a necessidade de promovermos, ainda com mais empenho e intensidade uma cultura de defesa dos direitos humanos, assumindo o respeito pelos mesmos como uma responsabilidade de todos.

Assim, neste Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo, prestámos homenagem a todos os que perderam a vida, em ataques terroristas e partilhámos da dor dos seus familiares e amigos.

Agora, mais do que nunca, queremos que sintam que não estão sozinhos. Acreditamos que, depois da noite, inevitavelmente, chegará a luz, chegará a PAZ! 

“Venham enfim”

Venham enfim as altas alegrias,
As ardentes auroras, as noites calmas,
Venha a paz desejada, as harmonias,
E o resgate do fruto, e a flor das almas.
Que venham, meu amor, porque estes dias
São de morte cansada,
De raiva e agonias
E nada.

José Saramago

Links:

Vídeo - https://we.tl/t-Cp7OXP4KSN

 https://instagram.com/andreguialmeida?utm_medium=copy_link

 https://www.facebook.com/almeida92andre

                                                              

 

 

 
                           
 

 

 

 

 


março 29, 2022

Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Floresta

No dia 21 de março, celebrou-se, na Escola Secundária Pinhal do Rei, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Floresta.

Nesse dia, procedeu-se à plantação de árvores autóctones nos espaços verdes da Escola,  com o objetivo de comemorar a data e sensibilizar a população escolar para a importância das árvores e da sua preservação, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer da qualidade de vida do cidadão.

Esta atividade visou promover as competências sociais e ambientais do Projeto Educativo do Agrupamento.


 


 




Esmeralda - Contra a Discriminação Racial

No passado dia 21 de março celebrou-se o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, e para dar atenção a esta temática, a Educação Social dinamizou uma atividade em várias turmas, na Escola Básica João Beare.

A Esmeralda é uma personagem da Disney, de etnia cigana que luta contra as desigualdades raciais, contra a discriminação de minorias. Esmeralda andou de sala em sala, durante uma semana, a espalhar a magia para a Inclusão Social e Educacional, enaltecendo a magia da frase “Somos todos diferentes, mas somos todos iguais”.

Os alunos revelaram entusiasmo na aquisição de novos conceitos, foram bastante participativos e partilharam algumas histórias e curiosidades. A princesa cigana da Disney não ficará por aqui… voltará a aparecer e a visitar outras escolas do nosso agrupamento.

Marinha Grande, 28 de março de 2022

Educadora Social:

Bruna Teixeira

 

 

 






Canguru, diz-me tu, é Escolar ou Benjamim?

Dia 23 de março de 2022 teve lugar na escola Nery Capucho mais uma atividade que envolveu os alunos do 2º e 3º ciclos: Canguru Matemático sem Fronteiras 2022.

Como sempre, enchemos o restaurante “Papa-tudo” de pequenos génios ávidos por diversão. Foi uma satisfação vê-los entusiasmados na resolução dos problemas propostos! Um orgulho para os professores de Matemática da Nery! Parabéns a todos os alunos participantes!

Recordemos que o Canguru Matemático sem Fronteiras é um concurso anual internacional de Matemática. É dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e  ensino secundário. Existem oito Categorias de acordo com as idades dos alunos; na nossa escola foi aplicada a categoria Escolar (5º e 6º ano) e a categoria Benjamim (7º e 8º ano).

A promoção deste concurso é da iniciativa da Associação Canguru sem Fronteiras, uma associação de âmbito internacional que reúne personalidades ligadas à Matemática em diversos países.

Este concurso está aberto a todos os estudantes, sem seleção prévia, e tem lugar em todos os países participantes. A prova consiste num questionário de escolha múltipla com várias questões de dificuldade crescente.

Em Portugal a organização do concurso está a cargo do Departamento de Matemática da F. C. T. da Universidade de Coimbra com o apoio da S.P.M. .

Este concurso pretende estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática. Na nossa escola está a resultar!

Até para o ano Canguru! Escolar ou Benjamim!

Grupo 230 e 500 da Nery Capucho

 



Laboratório Aberto de Biologia

Ainda no âmbito da Semana do Agrupamento, o grupo 520 dinamizou o laboratório aberto de Biologia. Turmas do 3.º e 7.º anos participaram na a...